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SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Programa de Desenvolvimento de Competências da SDC – Perguntas Frequentes

Caso sua pergunta não esteja aqui, cadastre-a em:

Qual o objetivo do programa?

O objetivo geral é sistematizar as ações de desenvolvimento de competência no âmbito da Superintendência de Documentação (SDC/UFF). Os objetivos específicos deste plano são:

  • compilar as demandas e necessidades de desenvolvimento de competências dos técnicos-administrativos da SDC/UFF para o desempenho de suas atividades, e oferta de produtos e serviços a Comunidade UFF;
  • compilar as solicitações de cursos, treinamentos e demais ações de promoção da competência informacional da comunidade acadêmica da UFF;
  • articular as demandas informacionais da comunidade acadêmica da UFF aos conteúdos propostos pelas demandas e necessidades de desenvolvimento de competências da SDC/UFF, para oferecer cursos, treinamentos, oficinas e outras iniciativas, remotas ou presenciais, para preparar os técnicos-administrativos da SDC/UFF para o uso e a oferta de serviços e produtos de apoio à pesquisa acadêmico-científica;
  • indicar as demandas e necessidades de desenvolvimento de competências dos técnicos-administrativos da SDC/UFF para EGGP/PROGEPE/UFF.
Qual o público alvo?

O público-alvo deste documento são, em específico, os técnicos-administrativos da SDC/UFF e em geral, a comunidade acadêmica da UFF.

Quais os resultados esperados?

Espera-se a conciliação das ações de desenvolvimento de competências individuais dos técnicos-administrativos da Superintendência de Documentação (SDC/UFF) com as competências institucionais, consonantes com os objetivos, a missão e a visão expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFF 2023-2027). Pretende-se alcançar todos os técnicos-administrativos da SDC/UFF, buscando oferecer ações que abranjam toda a trajetória laborativa na Universidade, de modo que esses técnicos possam oferecer à Comunidade Acadêmica UFF a informação demandada.

Como serão compiladas as demandas e necessidades de desenvolvimento de competências dos servidores sem afastamento?

Para que seja possível programar as ações de desenvolvimento de competências que não precisarão de afastamento, como as organizadas pelas Coordenações e as que poderão fazer parte das trilhas de desenvolvimento de competências, serão colhidas informações no Formulário para Demanda de Desenvolvimento Institucional SDC/UFF da SDC: <https://forms.gle/BqhwFDzEEUr1GZ2U6>

Como serão compiladas as demandas e necessidades de desenvolvimento de competências dos servidores com afastamento?

As demandas/necessidades que precisem de afastamento (licença para capacitação, participação em programa de treinamento regularmente instituído, participação em programa de pós-graduação stricto sensu no país, realização de estudo no exterior, congressos, seminários, cursos, etc.) deverão ser acordadas com a chefia imediata nos termos do Art. 96-A da Lei 8112/90, do Decreto nº 9991/2019 e sua alteração a Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME Nº 21, de 1º fevereiro de 2021, demais alterações futuras. E registradas no formulário para Demanda de Desenvolvimento Institucional SDC/UFF da SDC: <https://forms.gle/BqhwFDzEEUr1GZ2U6>.

O que será considerado para a concessão do afastamento?
A chefia, deve considerar a legislação vigente, as necessidades institucionais, dentre outras indicações postas, os seguintes itens: 
  • a previsão de mobilidade interna a pedido do servidor;
  • a previsão de remoção ou redistribuição;
  • a impossibilidade de participação simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário;
  • o impacto da ausência do servidor no funcionamento da unidade;
  • a simultaneidade de afastamentos;
  • simultaneidade de afastamentos, férias, etc.;
  • a anuência da equipe;
  • o interstício legal entre os afastamentos, já retirados, de acordo com a legislação;
  • a existência de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e Sindicâncias em curso;
  • o tempo de serviço na UFF;
  • a quantidade de afastamentos recebidos;
  • a “relevância da ação de desenvolvimento para a instituição”
  • a relação entre o ambiente organizacional, cargo e necessidade de afastamento;
  • o comprometimento do servidor em compartilhar o conhecimento recebido com os colegas da Coordenação de origem;
  • a idade do servidor.
Quais são as trilhas de conhecimento que estão disponíveis?

As trilhas de conhecimento disponíveis são

  • Trilhas de Desenvolvimento de Competências;
  • Trilhas por áreas;
  • Trilhas por serviços.
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